15 maio O que significa o termo BPA Free?
O bisfenol A, também chamado de BPA, é uma substância química orgânica que constitui a unidade básica de polímeros e revestimentos de alto desempenho, principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi. Foi sintetizado como estrogênio sintético pela primeira vez em 1891, na Rússia, mas como existiam outros estrogênios artificiais mais potentes, ele foi esquecido. Em 1930, voltou a ter suas propriedades investigadas e em 1950 fez seu retorno aplicado em policarbonatos usados para fabricar garrafas plásticas e para revestir o interior de latas de refrigerante.
Nos anos 1970, surgiram as primeiras suspeitas sobre seus malefícios. Mesmo assim, sua aplicação em plásticos só aumentou, e hoje em dia está presentem em diversos produtos feitos de policarbonato transparente, além de ser um negócio altamente lucrativo. O BPA é uma molécula muito instável e pode migrar dos produtos para os alimentos apenas com mudanças de temperatura ou danos à embalagem. Portanto, o leite da criança pode ser contaminado, por exemplo, quando uma mamadeira feita de plástico com BPA é levada ao microondas.
Todos os produtos DUP são livres de BPA
As nossas linhas são BPA Free, ou seja, que não liberam nenhuma substância tóxica no contato com altas temperaturas e podem ir ao freezer, micro-ondas e lava-louças. Porém, nem todas as marcas e produtos que você encontra por aí são assim. As aplicações a base de Bisfenol A, pelas propriedades conferidas ao material por essa substância, são muitas, entre elas estão DVDs, computadores, eletrodomésticos, revestimentos para latas de comida e bebida, e muitos itens plásticos, como mamadeiras, brinquedos, talheres descartáveis, entre outros. Pequenas quantidades de bisfenol A também são usadas como componentes no PVC maleável e como preparador de cor em papéis térmicos (extratos bancários e comprovantes).
Qual mal o BPA pode provocar à saúde?
Se pensar nos produtos que listamos acima, é provável que veja cada um deles como inofensivo. A realidade é diferente e é preciso repensar o consumo de marcas que apresentam BPA na composição dos seus produtos. Altamente nocivo à saúde, é sabido que alguns dos seus efeitos é alterar o funcionamento das hormonas da tiroide, multiplicar as células de gordura e modificar a produção de insulina pelo pâncreas. Todos estes efeitos colaterais foram observados a partir do baixo consumo, em doses muito pequenas, bastante inferiores às que são consideradas seguras para a ingestão diária. Segundo informações divulgadas no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP), “vale a pena ressaltar que alguns dos efeitos deletérios do bisfenol A, como alteração dos hormônios da tireoide, liberação de insulina pelo pâncreas, proliferação das células de gordura, com doses nanomolares, ou seja, doses extremamente pequenas, as quais são inferiores à suposta dose segura de ingestão diária.”
Conheça nossos produtos. Linhas 100% BPA Free.