Dieta Low Carb e Receita de Bombom Fit de Coco

Se você se interessa por vida saudável, certamente já deve ter ouvido falar no termo “low carb”.  As dietas low carb/high fat (pouco carboidrato/muita gordura), também conhecidas como LCHF estão se tornando, a cada dia, mais populares e conquistando muitos adeptos.

A grande principal mudança proposta pela LCHT é reduzir o máximo possível o carboidrato, já que esse nutriente que se transforma em glicose, que quando em excesso, vira tecido adiposo. A alimentação low-carb é estudada há anos e parte do princípio da regulação na liberação de insulina para emagrecimento, prevenção e tratamento de diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e dislipidemias.
Por outro lado, a gordura presente em alguns alimentos pode e deve ser consumida, pois não tem esse poder e não interfere em nada no nosso organismo, funcionando como uma espécie de energia limpa. É como se o organismo sofresse uma desintoxicação e reaprendesse como funcionar.
Apesar da diminuição drástica, a pessoa não corta completamente os carboidratos. O abacate, por exemplo, é uma fonte de gordura boa que também tem carboidratos, assim como as oleaginosas como castanhas, por exemplo.
Além dos alimentos, um dos princípios da LCHF é comer apenas quando estiver com fome, e até que esteja satisfeito e esquecer os produtos industrializados “low fat” – procure sempre comida de verdade.

3 pontos principais da Low Carb:

1) Evitar açúcar
2) Evitar grãos (e abolir o trigo e seus derivados)
3) Consumir comida de verdade

O que comer?
Coma: carne, peixes, ovos, vegetais que cresçam acima do solo (um pouco de cenoura ou beterraba ralada é aceitável) e gorduras naturais (como coco, azeite de oliva, manteiga).
Evite: açúcar e alimentos com amido (como pão, massas, arroz e batatas). Evite especialmente os derivados de trigo
Gordura natural: Manteiga, a gordura dos alimentos, azeite de oliva, maionese de azeite de oliva, óleo de coco. São saborosos e saciantes. Óleos de sementes não são naturais (soja, milho, etc). Muito menos margarina, gordura vegetal hidrogenada, etc.
Vegetais (saladas):   Alface, tomate, couve-flor, brócolis, couve, couve de bruxelas, aspargos, abobrinha, berinjela, azeitonas, espinafre, cogumelos, pepino, cebola, pimentão, e muito mais. E você pode incrementar com maionese, queijo, ovos picados, bacon, manteiga, etc.
Frutas: As frutas silvestres, que nossos antepassados paleolíticos consumiam, eram pobres em açúcar. As frutas modernas, cultivadas, foram selecionadas por milhares de anos de agricultura e contém muito mais açúcar e frutose do que as originais. As frutas vermelhas contêm muito pouco açúcar e podem ser consumidas com mais liberalidade. O coco e o abacate quase não contêm açúcar.

Para saber mais sobre estudos científicos, o que comer e outras dúvidas, acesso o blog do Dr. Souto, uma das maiores autoridades sobre o assunto no Brasil: http://www.lowcarb-paleo.com.br/. Consulte também um profissional antes de seguir qualquer orientação nutricional.

Receita de Bombom Fit de Coco
Uma receita especial e low carb para quem não quem não quer abrir mão da saúde nessa Páscoa!

Ingredientes:

  • 1 1/2 xícara de coco natural, ralado fino
  • 2 colheres (sopa) de manteiga de coco
  • Óleo de coco – quanto bastar para chegar na textura de enrolar
  • 1 xícara de chocolate 70% em pedaços ou gotas

Modo de preparo: misture o coco, a manteiga de coco e o óleo de coco – acrescente o óleo de coco aos poucos até que a “massa” fique no ponto para enrolar. Depois disso, faça bolinhas e coloque-as em uma forma com papel manteiga e leve ao congelador por aproximadamente 15 minutos. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas, delicadamente. Quando as bolinhas de coco estiverem duras, cubra com o chocolate derretido, deixe endurecer e está pronto!